Pesquise sua Receita

Custom Search

IOGURTE

Igredientes

 2 litros de leite
 1 copo de iogurte de 200 gramas

Modo de preparo

É preciso ferver o leite para eliminar os microrganismos que podem transmitir doenças. Isso substitui a pasteurização que é feita na produção industrial. Depois da fervura, é preciso colocar a leiteira em água fria até a temperatura abaixar ao ponto certo.

Para produzir o iogurte é necessário ter um termômetro para controlar a temperatura. O nível de mercúrio que marcava a temperatura ambiente sobe até cravar 45 graus, que é a temperatura ideal.

Comece por retirar a nata de cima, que poderá ser utilizada para fazer biscoito. Um lembrete: o iogurte tem que ser natural e não pode ser desnatado.

Misture bem os dois e tampe a vasilha para aproveitar o aquecimento. Quanto mais tempo nessa temperatura mais rápido vai coalhar. Antes de ir para a geladeira, ele fica em temperatura ambiente de seis a oito horas. A mistura vira uma coalhada firme e aí está pronto. Depois se for de sua vontade pode acrescentar sabores e bater com doce de fruta. É só bater no liquidificador. Depois o iogurte deve ser deixado na geladeira e dura até uma semana, porque não tem conservante.

Uma coisa importante é cuidar da limpeza do amterial utilizado. Tudo tem que ser sanitizado com água clorada. É uma colher de cloro para cada dez litros de água. Até a superfície do balcão utilizado deve ser limpa.

Importante: para quem for vender um produto caseiro é indispensável colocar na etiqueta uma série de informações que a legislação sobre comércio de alimentos exige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário